top of page
Foto do escritorPamella Oliveira

Por que as legislações que protegem as mulheres não contemplam, alcançam e protegem as mulheres em situação de rua?





Agosto Lilás: A Realidade das Mulheres em Situação de Rua


Agosto é o mês dedicado à conscientização/sensibilização sobre a violência contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás. Este é um momento crucial para refletirmos sobre as diversas formas de violência que afetam as mulheres, especialmente aquelas em situação de rua.


Um Dado Alarmante:


Em 2022, 40% dos casos de violência notificados foram de mulheres em situação de rua. Este dado alarmante revela a vulnerabilidade extrema dessas mulheres, que enfrentam não apenas a falta de moradia, mas também a violência constante em todas as esferas.


Desafios Diários


As mulheres em situação de rua infelizmente enfrentam inúmeros desafios diariamente. Muitas são vítimas de violência verbal, física, patrimonial, sexual e psicológica. Com a ausência de uma política de cuidados, essa situação se agrava. Somadas ao racismo, machismo e classismo, essas mulheres são muitas vezes ignoradas pela sociedade, e não se constroem políticas públicas específicas para reparação e bem viver.


Acesso à Justiça


A dificuldade de acesso à justiça para as mulheres em situação de rua que sofrem violência é um grande obstáculo. Mulheres em situação de rua contam contou que, ao procurar uma Delegacia da Mulher para registrar um incidente de violência, frequentemente é informada que nada pode ser feito, pois não há meios de se instaurar uma medida protetiva uma vez que ela não possui endereço fixo. Como iremos solucionar estas e outras questões?



A Importância da Sensibilização


O Agosto Lilás é uma oportunidade para todas as pessoas se unirem em prol de um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres. Precisamos seguir informando e educando a sociedade sobre a realidade de todas as mulheres, exigir políticas públicas que ofereçam suporte e proteção às mulheres em situação de rua. E demonstrar solidariedade e empatia, reduzindo nossos julgamentos e oferecendo ajuda e apoio sempre que possível, ou direcionando para órgãos, coletivos e entidades que possam fazê-lo.


A luta contra a violência de gênero é uma responsabilidade de todas as pessoas! Neste Agosto Lilás, e em todos os dias vamos nos comprometer a fazer a diferença na vida das mulheres em situação de rua. Iremos construir um futuro onde todas as mulheres tenham o direito de viver com dignidade e segurança!



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page